Instagram Youtube

Biografia

Nascido em 6 de setembro de 1969, Luiz Felipe Ribeiro Orro é o primogênito de Yonne Ribeiro Orro e Roberto Moaccar Orro. Irmão de Nilza e Isabel, Felipe Orro é pai de três filhos e é casado com Viviane Orro.

Começou seus estudos em Aquidauana na escola Irene Cicalise. Na adolescência mudou-se para Campo Grande e concluiu o Ensino Médio na Escola Dom Bosco. No ano de 1993, formou-se em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco.

Neto e filho de políticos, Felipe Orro desde menino sempre foi atuante nas campanhas eleitorais. Surge então o interesse pela política tornando-se presidente da Juventude Estadual do PSDB em 1996.

Nas eleições deste mesmo ano foi o vereador mais votado em Aquidauana com 1.050 votos, presidindo durante o biênio 1999/2000 a Câmara Municipal. Em 2000, lança-se como candidato a prefeitura da cidade. Nesta eleição foi o quinto prefeito mais votado do Mato Grosso do Sul com 12.195 votos. Foi reeleito em 2004 com 14.284 votos. Entre os anos de 2001 e 2002 foi membro da diretoria da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomassul). Além disso, Felipe Orro ocupou o cargo de presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Coredes) do Alto Pantanal de 2003 a 2006.

Durante oito anos de mandato na prefeitura de Aquidauana Felipe Orro realizou diversas conquistas para a cidade. No setor educacional promoveu a viabilização da Escola Técnica Federal e implantou a primeira "Biblioteca Virtual". O número de alunos da rede municipal de ensino aumentou de pouco mais de dois mil para cerca de seis mil estudantes. Revolucionou a Saúde Pública com a construção de onze Postos de Saúde Familiar. Municipalizou a unidade de pronto-socorro e assumiu a direção do hospital regional, possibilitando a reestruturação do ambiente hospitalar e assegurando os salários dos servidores.

Ainda no setor da saúde implantou e inaugurou a UTI e o serviço de Hemodiálise que hoje é referência, inserindo Aquidauana como pólo regional de saúde atendendo outros municípios como Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Bodoquena, Miranda, Nioaque, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bonito e Bela Vista.

Nas obras públicas Felipe Orro foi responsável pela reforma das praças e a construção do centro comercial do Barraqueche, organizando a vida dos micro-empresários. Além disso, possibilitou a modernização da sinalização e a revitalização da iluminação pública da cidade fazendo com 97% da área urbana esteja permanentemente iluminada. Uma das realizações que marcaram estes oito anos de gestão foi a extinção do "Lixão" com a criação do Aterro Sanitário, que permitiu a resolução de um problema urbano, social e econômico.

Felipe Orro fez um resgate à dignidade do funcionalismo público e da população de Aquidauana, deixando-a com a consciência de dever cumprido.

Em 2010, candidatou-se a uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PDT, sendo o mais votado de sua coligação, com 25.703 votos. Assume o primeiro mandato como Deputado Estadual com o compromisso de lutar em defesa dos interesses de Aquidauana, Anastácio e das demais cidades da região, defender as bandeiras de seu partido e estar sempre ao lado do povo de Mato Grosso do Sul.

Candidato a reeleição em 2014, recebeu 28.571 votos de todos os municípios do Estado, sendo o mais votado de sua coligação e foi reconduzido ao cargo de 3º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Por sua atuação em defesa de todos os municípios de Mato Grosso do Sul, Felipe Orro já foi agraciado com títulos de cidadania em Campo Grande, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Maracaju, Alcinópolis, Porto murtinho, Bela Vista, Dois Irmãos do Buriti, Anastácio, Rio Negro, Bodoquena e Jardim.

Tag3 - Desenvolvimento Digital